Diabetes

O que é diabetes?
É uma doença na qual a glicose (açúcar) se acumula no sangue e o organismo não produz insulina suficiente ou não utiliza-a de meneira correta.

Quais são os diferentes tipos de diabetes?

Há três tipos de diabetes:
Tipo 1 – Insulino-dependente.
Desenvolve-se com frequência em crianças e jovens adultos, porém pode aparecer em qualquer idade. É sempre tratado com insulina.

Tipo2 – Não insulino-dependente.
É o mais comum e geralmente desenvolve-se em adultos após os 40 anos de idade. É tratado com dieta, pílulas ou insulina.

Tipo 3 – Gestacional-relacionado à gravidez.
Algumas mulheres desenvolvem diabetes durante a gravidez. O diabetes pode desaparecer após o nascimento do bebê. Todavia, as mulheres que têm diabetes relacionado à gravidez podem desenvolver diabetes tipo 2 mais tarde.

Quais são os sintomas do diabetes?
. Cansaço
. Perda de peso
. Peso em excesso
. Fome excessiva
. Visão embaçada
. Micção frequente e/ou sede aumentada
. Infecções frequentes, como por exemplo as recorrentes por fungos ( em mulheres) e cicatrização lenta de feridas.

Pode-se ter diabetes sem apresentar os sintomas.

Como saber se eu tenho diabetes?
Fazendo o teste de glicemia que detecta a quantidade de glicose no sangue. O teste é simples e deve ser realizado em laboratório.
Exames de urina também poder servir para diagnóstico do diabetes, porém quando há excesso de glicose no sangue os rins eliminam parte dessa substância na urina.

Quando fazer o exame?
O nível de açúcar no sangue deve ser verificado quando você estiver acima do peso, houver casos de diabetes em sua família, ou se tiver idade superior a 40 anos. Você deve fazer o teste também se tiver uma história de colesterol alto, pressão arterial alta ou se tiver filhos que nasceram com mais de 4 kilos.

Como o médico irá tratar o meu diabetes?
Dependendo do tipo, o diabetes pode ser controlado sem medicamentos se você perder peso, tiver uma dieta saudável e praticar exercícios com freqüência. Conforme o caso, ele será tratado com remédios ou injeções de insulina.
O médico irá verificar outros problemas (complicações) causados pelo diabetes, como a perda de sensibilidade das extremidades do corpo e doença nos olhos.

Se o diabetes não for tratado a tempo a alta taxa de açucar no sangue pode causar danos permanentes como cegueira, insuficiência renal, doença cardíaca e derrame ou até mesmo levar a morte.

Ser diabético exige consciência do paciente. existem limitações, mas não é o fim do mundo. Hoje existemprodutos que facilitam a vida. Siga a prescrições médicas e com certeza você poderá um vida mais saudável.
O diabetes não tem cura, apenas controle.

Prevenção das complicações

. Evitar o estresse.
. Evitar bebidas alcoólicas
. Fazer o exame de sangue.
. Controlar a pressão arterial.
. Controlar as infecções urinárias.
. Fazer exercício físico regularmente.
. Reduzir taxa de triglicérides e colesterol.
. Evitar obesidade. Manter dieta equilibrada

Recomendações:

Dieta:
evitar alimentos gosdurosos, açucar e bebidas alcóolicas. Comer alimentos ricos em fibra e fazer as refeições em horários regulares.

Exercício físicos:
vão melhorar a condição de seu coração e vasos sanguineos, evitando problemas de circulação próprios dos diabetes além de ajudar no controle de peso.

Exame de vista:
para detectar precocemente doença dos olhos causada por diabetes que, se não for tratada pode levar à cegueira.

Exames dos pés: à procura de ulceras (feridas) ou problemas de circulação.