Sarampo

SOBRE A DOENÇA
Sarampo é uma doença causada por um vírus, que pode acometer qualquer idade, mas em geral acomete mais as crianças. Com a descoberta da vacina contra o sarampo, agora já não se vêem tantos casos como antigamente.

O sarampo é altamente contagioso, mas em geral não apresenta sérios riscos. Em alguns poucos casos, a doença pode se complicar, causando infecção do ouvido, pneumonia e encefalite.

COMO SE ADQUIRE
O sarampo é causado por um vírus, o Paramixovírus, que é transmitido através das gotículas respiratórias, que eliminamos quando tossimos e espirramos. Este vírus penetra nas mucosas respiratórias e depois se espalha pelo sangue, para a pele e mucosas.

Por ser uma doença transmitida por via aérea, a doença é mais comum em locais com muitas pessoas e onde a higiene não é muito boa. Por ser uma doença altamente contagiosa, passa facilmente de uma pessoa para outra, principalmente se a pessoa nunca foi imunizada. Por isso é importante sempre vacinar as crianças contra o sarampo. Com a vacinação, os especialistas esperam erradicar o sarampo dentro de poucos anos.

SINTOMAS
Os sintomas são febre alta (40 graus C), tosse seca, coriza aquosa, olhos irritados e vermelhos, com fotofobia, garganta irritada, perda de apetite, dor no corpo, vermelhidão com “bolinhas” pelo corpo, além das manchas de Koplik que são características do sarampo.

O diagnóstico é feito com base na queixa do paciente e dos sintomas e sinais apresentados. Normalmente, não é preciso fazer exame de laboratório para confirmar a doença, mas se for necessário, pode ser colhido sangue e secreções para se identificar o vírus ou dosagens de anticorpos no sangue.

COMO PREVENIR
O sarampo é facilmente prevenível através da vacina conhecida como MMR, que também protege contra a rubéola e a caxumba. No Brasil, a primeira dose é dada aos 9 meses, e só contém a vacina anti-sarampo. Aos 15 meses, a vacina é repetida, desta vez com a proteção para as três doenças (MMR). Nos casos em que a pessoa não tomou a vacina mas entrou em contato com alguém com sarampo, pode ser dado gamaglobulina (anticorpos) para que a doença não seja tão grave, ou até mesmo evitar que ela desenvolva a doença desde que seja dada dentro de 6 dias após o contato.